
CAIXA DE JULHO
Este mês de Julho comemoramos o
Dia Mundial do Chocolate, não poderíamos deixar essa estrela de fora de nossa caixa. E também comemoramos o Dia Mundial da Agricultura Familiar. Fomos buscar produtos únicos, selecionados pelos nosso time de curadores.
O foco principal do Brasil na Caixa são produtos in natura, minimamente processados. A lista está dividida em frescos, naturais ou processados. Entre esses, o assinante do clube poderá conhecer, por exemplo, mel de abelha nativa, queijos crus, manteiga artesanal, café, chocolate, ,castanhas diversas, bebidas típicas e especiarias produzidas em todo o Brasil. Veja abaixo a lista do mês de Julho!
R$ 179,90/ mês
CHOCOLATE "BEAN TO BAR"
Quem não gosta de chocolate?! Difícil encontrar alguém que não aprecie essa maravilha. O Brasil na Caixa para comemorar o Dia Internacional do Chocolate trouxe um chocolate especial, feito em Brasília pelo pessoal da Rubato. Artesanal, com grãos da Amazônia, vindo da agricultura familiar. Uma perfeita combinação de sabor. O chocolate representa muita história, tradição. Nós valorizamos o trabalho dos pequenos produtores e dos produtos artesanais.
Região: Centro-Oeste (produtor)
Bioma: Amazônia (cacau)
Produzido por: Rubato Chocolate
FARINHA NO PANEIRO
Conhecemos seu Bené em 2010 apresentando seu produto para o Brasil em um grande evento de gastronomia em São Paulo. Sabíamos que um dia chegaria o momento do reecontro, mesmo que à distância. Seu Bené é uma figura cativa, já ajudou a promover a cultura paraense em diversos eventos e atividades fora do estado; levando também conhecimentos para várias outras comunidades de Bragança a usar a técnica do "paneiro". Uma cesta feita com folhas de guarimã uma planta herbácea da família das Marantáceas, bem típica da região. É uma farinha especial que tivemos muita alegria em trazer do Pará pra sua caixa.
Região: Norte - PA
Bioma: Amazônia (cacau)
Produzido por: Seu Bené
Apoiador: Manioca
MILHO CRIOULO DE PIPOCA
Pipoca! Uma paixão brasileira sem dúvida. Agora imagina comer uma pipoca feita com milhos puros, orgânicos e ainda criolos. Sim crioulos. Os milhos ou grãos criolas são cultivados há centenas de anos e sempre guardados para novos plantios. Este mês garimpados um milho preto do pessoal do Projeto Milho Crioulo, que fazem um trabalho incrível no resgate, cultivo e comercialização de milhos criolos.
Região: Sudeste - MG
Bioma: Cerrado
Produtor: Fazenda Vista Alegre
Selo: Orgânico
GELÉIA DE CAJUÍNA
A cajuína é uma bebida típica do nordeste brasileiro, feita a partir do suco do caju. A bebida, não alcoólica, clarificada, possui o sabor levemente ácido e refrescante. Ela é produzida em vários estados, mas foi no Piauí que a Produção Tradicional e Práticas Socioculturais Associadas à Cajuína foi inscrita no Livro de Registro dos Saberes, pelo IPHAN.
O chef Guga Rocha um de nossos curadores, transformou essa tradição em uma deliciosa geléia, excelente para acompanhar carnes, queijos, torradas e até mesmo drinks.
Região: Nordeste
Bioma: Caatinga
Produtor: Jamal Pimentas (SP)
Parceiros: Chef Guga Rocha
AÇAFRÃO
Com o objetivo fortalecer a cadeia produtiva, estruturar a comercialização dos produtos da agricultura familiar e do extrativismo, gerando renda, a valorização do cerrado e sua preservação nasceu em 2008 a COPABASE, com sede administrativa em Arinos/MG. Entre os produtos beneficiados estão: açafrão, açúcar mascavo, castanha de baru, mel de abelha, polpa de frutas, pólen e urucum. O açafrão da terra, também chamado de cúrcuma, é associada a redução de processos inflamatórios até a melhoria da saúde cerebral através de suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antimicrobianas e moduladora do sistema imune entre outros benefícios.
Região: Sudeste - Minas Gerais
Bioma: Cerrado
Produtor: COPABASE
Selo: AF
PIMENTA DE MACACO
A pimenta de macaco é uma de uma pimenta amplamente encontrada no Cerrado, em cerrados densos, cerradões, florestas perenifólias, florestas subcaducifólias e margens de florestas ribeirinhas.
As sementes da pimenta-de-macaco apresentam uma sabor que se assemelha ao sabor característico da pimenta do reino, sendo ela muito utilizada em comunidades tradicionais. O modo de uso se dá macerando a semente já madura e a misturando como forma de condimento, no preparo desejado. Pode ser usada para aromatizar alimentos como carne, peixes, aves, saladas e demais preparações; além da possibilidade de uso na indústria de bebidas como aguardentes, gim, cerveja e outros destilados. Outra possibilidade de uso na indústria alimentícia e uso para produção de óleos e azeites aromatizados. O fruto também é considerado um produto afrodisíaco.
Região: Norte, Centro-Oeste
Bioma: Cerrado
Produtor: Dona Ana e Seu Zilá / Fazenda Taboquinha
Selo: Do Cerrado
SACOLA ECOLÓGICA
Uma linda sacola produzida com algodão orgânico e estampada com uma ilustração exclusiva, feita pelos nossos parceiros da Arado Design.