_MG_4832.jpg
_MG_4798.jpg

CAIXA DO MÊS

O mês  de junho chega trazendo o inverno e inverno pede um bom café. O café é um destaque deste mês. Assim também como o mel de abelha nativa, que vai combinar muito bem com a granola da Amazônia que vai na caixa.

O foco principal do Brasil na Caixa são produtos in natura, minimamente processados. A lista está dividida em frescos, naturais ou processados. Entre esses, o assinante do clube poderá conhecer, por exemplo, mel de abelha nativa, queijos crus, manteiga artesanal, café, chocolate, ,castanhas diversas, bebidas típicas e especiarias produzidas em todo o Brasil. Veja abaixo a lista do mês de Setembro!

_MG_4841(1).jpg

CACAU 100%

O estado da Bahia é o maior produtor de cacau do Brasil, sendo que 90% desse cultivo vem da agricultura familiar. Para fortalecer os pequenos produtores, surgiu em 2008 a Cooperativa de Serviços Sustentáveis da Bahia (Coopessba). Localizada na região da Mata Atlântica em Ilhéus, a cooperativa gera renda e desenvolve a cadeia produtiva da região de forma sustentável. A Natucoa Chocolate surgiu em 2019, produzindo os chocolates finos da Coopessba por meio do sistema de produção Cacau Cabruca, que confere ao produto responsabilidade ambiental, além do uso de ingredientes naturais sem leite ou aromatizantes. 

 

Região: Nordeste – Itabuna (BA)

Bioma: Mata Atlântica
Produtor: Natucoa - Cooperativa de Serviços Sustentáveis da Bahia

Selo: AF

_MG_4845.jpg

GRANOLA DA AMAZÔNIA

Com o objetivo de difundir os sabores da Amazônia pelo mundo de forma 100% natural e criativa, nasceu em 2014 a Manioca, uma empresa que protege os pequenos produtores e que acredita no comércio justo.  A Granola de Tapioca é um de seus deliciosos produtos, um misto de tapioca flocada, castanha-do-Pará, nibs de cacau, cupuaçu e cumaru, reunindo sabores da maior floresta tropical do planeta. Os produtores Kayapó, no Território do Xingu, fazem parte do selo Origens do Brasil, uma iniciativa de ONGs e empresas privadas que visa dar transparência às cadeias de produtos da floresta, assegurando sua origem e ajudando o consumidor a identificar empresas que respeitam os Territórios de Diversidade Socioambiental, como é o caso do Xingu. 

Região: Norte, Belém (PA)

Bioma: Amazonas.

Produtor: Manioca

Selo: Origens do Brasil

_MG_4847.jpg

MOLHO DE PIMENTA ROSA*

O chef de cozinha alagoano Guga Rocha é um grande apoiador da agricultura familiar, pautando o seu trabalho no uso de ingredientes brasileiros e entusiasta da “comida raiz”.  O chef busca a união do clássico e do contemporâneo de forma harmoniosa. Criou o que chama de Cozinha Tropicalista, estilo culinário inspirado na ideia do movimento tropicalista dos anos 1960 de utilizar influências das correntes mundiais sob uma ótica das tradições, da cultura e do folclore brasileiro.

Região: Sul & Nordeste
Bioma: Caatinga
Produtor: Pimenta do Jamal

_MG_4853.jpg

BISCOITO DE POLVILHO

O protagonista desta história é a mandioca, que produz o polvilho doce ou azedo, a depender do processo de produção, amplamente usados na culinária brasileira. O biscoito polvilho é um prato típico da nossa cultura, encontrado principalmente na culinária de Minas Gerais, mas que ganhou as mesas dos brasileiros de todas as regiões.  Natividade é um dos municípios mais antigos de Tocantins. A história começa perto do século XVIII com a chegada de portugueses que estavam atrás do ouro escondido nas serras. 

O município respira tradição e uma delas vem da cozinha, da mesa do café da manhã. É o “amor perfeito”, que ajuda a criar um ambiente bem típico do interior do Brasil. Ele é produzido há mais de 100 anos e ganha força todos os dias em uma cozinha construída no quintal da casa da doceira Tia Naninha. Ela aprendeu com a mãe e, hoje, aos 80, ensina o que sabe a 14 funcionários. Mais uma herança da mandioca do Brasil.

Região: Norte, Natividade (TO)

Bioma: Cerrado

Produtor: Tia Naninha (100 anos de história)

_MG_4849(1).jpg

MEL NATIVO

O mel nativo é um dos produtos mais representativos da biodiversidade do nosso país. É um produto diferente do mel que a grande parte das pessoas conhece. Por que? Porque é produzido por uma espécie de abelha chamada de abelha nativa ou sem ferrão. O Brasil possui mais de 350 espécies dessas abelhas, espalhadas em todos os biomas. Cada espécie possui um mel único e saboroso. Os produtos da caixa são dos produtores Ederson e Polaco, da Ilha de Guaraqueçaba, no litoral do Paraná, e do Instituto Peabiru. Os produtores fazem parte da plataforma Adote uma Abelha, que conecta produtores e pessoas que queiram apoiar diretamente a produção do mel nativo.

 

Região: Paraná e Pará (Litoral de Guaraqueçaba ou Norte do Pará) 

Bioma: Mata Atlântica e Amazônia Produtor 

Produtor: Nectar Nativo e Instituto Peabiru Parceiro

Adote uma Abelha www.adoteumaabelha.com.br

_MG_4843.jpg

CAFÉ FEMININO

A Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo e Região (Coopefam), de Minas Gerais, iniciou sua caminhada na década de 1980 no sul do estado e se baseia nos valores familiares e no princípio de que para ser bom para um, tem que ser bom para todos. Uma cooperativa que incentiva a mudança de atitudes e acredita na transformação da sociedade por meio do cuidado com o meio ambiente e com as pessoas. O Café Coopefam Sustentável Feminino é um produto 100% arábico, com baixa acidez e alto nível de doçura, que, além do seu excelente sabor, conta a história de mulheres que, dotadas de força e coragem, criaram o MOBI - Mulheres Organizadas Buscando Independência. São mulheres que, juntas, acreditaram no seu potencial e plantaram seu café, em busca dos seus sonhos e da sua realização profissional.   

 

Região: Sudeste - Poço Fundo (MG) 

Bioma: Cerrado

Produtor: Coopfam

Selo: AF

_MG_4851.jpg

COADOR DE CAFÉ (BRINDE)

O seu café vai ficar um charme  com esse lindo coador, feito a mão, com madeira de reflorestamento do pessoal da Art Design. 

JUNTE-SE A NÓS

Assine nossa newsletter e receba as novidades

FALE CONOSCO

Brasil na Caixa  é um clube de assinatura para produtos que valorizam os Biomas Brasileiros, fomenta a produção artesanal, sustentável e principalmente apoia o pequeno produtor familiar.  

ENDEREÇO

Brasil na Caixa

CNPJ 33.320.560.0001/82

CCSW 5 lote 1 / Ed Omega Center

Sala 254 - Sudoeste

Brasília - DF

FONE

61 3053-2525

EMAIL

fale@brasilnacaixa.com.br

TERMOS

© 2020 by Bonina